A ABB acaba de inaugurar sua quinta fábrica no Brasil. Instalada em Sorocaba (SP), a nova unidade faz parte da estratégia de crescimento da companhia e integra plano de investimento de US$ 200 milhões. A empresa informa que os novos investimentos têm como objetivo “promover o desenvolvimento de novas tecnologias e da capacidade de produção, bem como proporcionar disponibilidade e ampliação do atendimento à demanda local de diversos setores industriais, como o de petroquímica, papel e celulose, óleo e gás, mineração e energia”.
Para atender o aumento da demanda, o complexo de Sorocaba foi escolhido para receber a primeira fábrica de eletrocentros, subestações compactas de energia (e-houses), do Grupo ABB. A unidade também vai produzir linhas de motores, geradores, sistemas de acionamento, retificadores, produtos de medição e de baixa tensão. A nova planta iniciou parte de suas operações no segundo semestre de 2013 e a expectativa é que até 2015 sejam gerados cerca de mil empregos diretos e indiretos na região.
“Como uma das economias líderes, o Brasil é um mercado fundamental para a ABB”, afirmou Ulrich Spiesshofer, CEO Mundial da ABB, presente à cerimônia de inauguração. “Estamos muito satisfeitos em apoiar seu crescimento econômico, por meio de grandes projetos de infraestrutura”.
Rafael Paniagua, presidente da ABB no Brasil, explicou que, com a nova unidade, a ABB vai poder atuar como único fabricante capaz de participar de todas as fases dos projetos. Ou seja, desde engenharia, design, montagem, empacotamento, teste e entrega de equipamento (incluindo painéis, acionamentos, equipamentos de distribuição periféricos e sistemas de automação) até gerenciamento da montagem de subestações compactas.
A fábrica conta também com oficinas para a realização de serviços de manutenção e reparo de motores e acionamentos, assim como unidades de testes e reparos para analisadores e instrumentos.
Fonte: http://www.usinagem-brasil.com.br/8323-abb-inaugura-em-sorocaba-sua-5a-fabrica-no-pais/pa-1/