10/10/2013

Os BRICs continuarão a dominar os rankings de vendas de veículos no futuro. É o que aponta o relatório da KPMG “Mercado varejista global de automóveis” (Global Automotive Retail Market, em inglês), que fornece informações, análises e previsões detalhadas a respeito dos principais mercados automotivos até 2020.

“O Brasil, que hoje ocupa a quarta colocação no mercado global, deve manter essa posição até 2020, com algumas oscilações nos próximos dois anos”, afirma Charles Krieck, sócio-líder da prática de Indústria Automotiva da KPMG no Brasil. “O país possui um mercado com grande potencial de expansão de consumo, e as montadoras têm enxergado uma ótima oportunidade de investimentos no Brasil, inclusive em novas plantas”.

Crescimento na China e Índia - De acordo com o relatório, prevê-se um aumento nas vendas de carros na China em mais de 60% entre agora e 2020, quase duas vezes mais a taxa esperada de crescimento para a Europa Ocidental e quatro vezes mais que o crescimento na América do Norte. “De acordo com nossas estimativas, em 2020, quase um em três carros fabricados será vendido na China”, destaca Krieck.

A Índia, em especial, terá ascensão meteórica com taxa de crescimento ao redor de 300% até 2020. Mas é preciso destacar que o país tem um patamar relativamente baixo de apenas 3,6 milhões de vendas de veículos leves em 2013. “A característica mais importante dos mercados chinês e indiano é que essas taxas de crescimento parecem ser razoavelmente sustentáveis no longo prazo”, complementou o executivo.

Produção - Apesar das vendas terem se deslocado para os mercados emergentes, o relatório revela que o centro da fabricação de automóveis provavelmente permanecerá nos Estados Unidos, Europa, Japão e Coreia, que devem responder por três de cada quatro novos carros produzidos em 2020.

Fonte: http://www.usinagem-brasil.com.br/7917-brasil-fica-entre-os-5-maiores-mercados-de-veiculos-ate-2020/pa-1/