Caterpillar investe em planta de remanufatura em Piracicaba
A Caterpillar terá mais uma unidade produtiva no Brasil. A empresa alugou imóvel de 10 mil m² nas proximidades de sua principal fábrica no País, em Piracicaba, que irá abrigar a planta de remanufatura de componentes de motores e de montagem de mangueiras hidráulicas. O projeto irá exigir investimento de R$ 20 milhões.
A empresa faz questão de destacar que o processo é muito mais complexo que o recondicionamento: “remanufatura é o processo industrial realizado pelo fabricante original do produto ou por empresa autorizada por este, envolvendo: a desmontagem dos componentes, limpeza, inspeção, processo de salvamento (usinagem, solda e tratamento térmico) que permitem que os componentes retornem à mesma especificação do novo”.
A nova planta, que deve entrar em operação em agosto ou setembro próximos, terá capacidade para remanufaturar 10 mil unidades de 30 componentes de motores (cabeçote, bombas de óleo e água, pistão, biela etc.). A princípio irá remanufaturar apenas motores da Caterpillar no mercado. No futuro, deve ser ampliado para a América do Sul, e também de produtos de outras como ocorre em outras unidades no mundo. Esta será a 18ª planta de remanufatura da empresa no mundo.
“O processo Reman é muito importante para o meio ambiente, já que devolve o componente usado à condição igual, ou melhor, a do novo”, disse Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil, durante coletiva de imprensa na sede da Investe SP, em São Paulo. O executivo destacou que o processo representa 50% menos emissão de gases; 80% menos consumo de energia; 90% menos consumo de água; e 99% menos consumo de matéria-prima (cerca de 50% da matéria-prima são enviados par a reciclagem).
A logística será realizada através da rede de revenda da Caterpillar do Brasil. Os clientes entregam seus motores usados a um revendedor, que avaliará o produto e o encaminhará à Caterpillar. De acordo com Calil, os remanufaturados terão custo de 40% a 60% do componente novo, “com a mesma vida útil e a mesma garantia do produto novo”.
Mangueiras – Um terço dos recursos na nova planta serão destinados à implantação da linha de montagem de mangueiras hidráulicas, com capacidade para 1,5 milhão de unidades/ano, em mais de 2 mil diferentes arranjos. “Hoje, a Caterpillar já supera o mínimo de 60% de conteúdo local em seus produtos. A linha de mangueiras vem ampliar esse índice”, lembra Calil, acrescentando que cada produto Caterpillar utiliza em média mais de 100 mangueiras hidráulicas.
Fonte: http://www.usinagem-brasil.com.br/7373-caterpillar-investe-em-planta-de-remanufatura-em-piracicaba/pa-1/