Setor de ferramentas registra aumento de vendas

22/02/2012

Nas últimas semanas, fabricantes de ferramentas de corte divulgaram seus balanços globais. Os resultados demonstram que os grandes grupos internacionais do setor, apesar de indícios de crise de alguns mercados importantes, têm alcançado bom desempenho.

A Seco Tools registrou aumento de receita de 22% no ano, com destaque para os resultados obtidos na América do Norte, com crescimento de 31%, e no Leste Europeu, de 35%. Na América Latina os negócios cresceram 17%, na Europa, 20%; na Ásia, 17%; e na África e Oriente Médio, 13%. Comentando os resultados do último trimestre de 2011, Lars Bergstrom, CEO da Seco Tools, afirmou que “todas as regiões continuaram a demonstrar crescimento. A evolução mais positiva foi observada no Nafta e na Europa Oriental. De um modo geral, o crescimento em outros mercados foi um pouco mais fraco, abrandando a tendência de vendas no trimestre”.

Já a Kennametal informa ter registrado recorde de vendas no trimestre encerrado em dezembro de 2011. “As vendas orgânicas cresceram 14% (em relação ao mesmo período do anterior), o que reflete a demanda em curso, mesmo com as fortes comparações do trimestre do ano anterior”, disse Carlos Cardoso, CEO da Kennametal. No segundo semestre de 2011, em comparação ao mesmo período de 2010, os negócios cresceram 16%. Segundo Cardoso, as condições econômicas globais indicam expansão moderada neste ano. A empresa norte-americana espera crescer entre 10 e 12% no ano fiscal de 2012.

"No geral, os negócios do Grupo Sandvik permaneceram estáveis no quarto trimestre, com bom desempenho, em especial, da Sandvik Tooling”, disse o presidente e CEO do Grupo Sandvik, Olof Faxander. Segundo o relatório de balanço do grupo, as vendas e a entrada de pedidos a Sandvik Tooling melhoraram na maioria dos mercados em comparação com o trimestre anterior e com o mesmo período de 2010. As vendas cresceram 15% no último trimestre do ano; no ano de 2011 o incremento no volume de negócios foi de 21%.

Fonte: http://www.usinagem-brasil.com.br/5938-setor-de-ferramentas-registra-aumento-de-vendas/pa-1/